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10 dicas para ter um final de ano com mais saúde

O final do ano é uma época de celebrar e comemorar, com muita comida e bebida. O problema é que muitas pessoas exageram na dose e começam o ano ruim.Enxaqueca, gastrite, diarreia, mal estar… são muitos os problemas de saúde que podem decorrer das festividades. Veja abaixo nossas dicas para evitar muitas doenças e começar 2013 com o pé direito.

1. Exagerou no álcool? Hidrate-se bem. O etanol (álcool presente nas bebidas alcoólicas) necessita de muita água para ser metabolizado e eliminado pelo organismo. Os sintomas de ressaca normalmente são decorrentes de desidratação do corpo. Portanto, para evitar a ressaca, beba bastante líquido durante e depois das festas.

2. Exagerou na gordura? Coma frutas cítricas. Muitas das comidas do final do ano são ricas em gorduras e podem atrapalhar a digestão. Sintomas de azia, má digestão e queimação no estômago são comuns após as ceias de Natal e Ano Novo. Se você exagerou na comida, coma frutas cítricas, como laranja, abacaxi, acerola e limão. O ácido ajuda a melhorar a digestão das gorduras e melhora o bem estar.

3. Se você sofre de gastrite, evite comidas muito temperadas. Isso inclui molhos, temperos pra saladas, pimenta e alguns alimentos que atrapalham a digestão, como pimentão, feijão e comidas gordurosas.

4. Evite ingerir comidas que ficaram muito tempo na geladeira. As comidas de final do ano, por serem ricas em gordura e açúcar, são o ambiente preferido para crescimento de muitas bactérias, incluindo aquelas que causam intoxicação alimentar, gastroenterite e diarreia. Procure não comer comidas que ficaram muito tempo fora da geladeira ou guardadas por mais de 1 semana.

5. Caso tenha diarreia, tome soro fisiológico. Evite usar medicamentos que interrompam a diarreia, como a loperamida. Muitos casos são causados por infecção intestinal é importante que a pessoa elimine a bactéria. Use soro fisiológico para reidratar o corpo e beba bastante líquido.

6. Se beber, não dirija. Por mais repetida que essa mensagem possa parecer, é importante reforçar. Durante as festas de final de ano, o número de acidentes de carro aumenta muito, sendo que grande parte é causada por motoristas bêbados.

7. Se você tem hipertensão, cuidado com a quantidade de sal ingerida. Muitas comidas de final de ano são ricas em sal e condimentos, que elevam a pressão sanguínea. Durante o final de ano, o número de pacientes que chegam à emergência com pressão alta (e até mesmo infarto e AVC) aumenta, sobretudo pelo consumo excessivo de comida e bebida. Portanto, maneire na comida e bebida para não ter graves problemas de saúde.

8. Pessoas com diabetes devem ter atenção redobrada. Muitas comidas de final de ano aumentam muito o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue. Isso pode ser particularmente perigoso para pacientes diabéticos. Controle a quantidade de comida ingerida e o tipo de alimento. Prefira frutas a sobremesas e maneire nos carboidratos. Não se esqueça de tomar sua medicação.

9. Cuidado com a balança. É possível comer bem durante as festas e não engordar. Saiba fazer as escolhas saudáveis durante as ceias de Natal e Ano Novo, como saladas, frutas e carnes magras. Procure manter a mesma rotina de exercícios durante essa época. Para mais informações de como manter o corpo na estação, veja nossa página exclusiva com 12 dicas.

10. Aproveite a estação para descansar e relaxar. Curta a família, os amigos e todas as festas para eliminar o estresse e começar bem o ano de 2013. Evite levar trabalho para a casa e não deixe que as festas tornem-se mais uma preocupação. Manter a mente tranquila é uma excelente dica para ter saúde no próximo ano.

A equipe Criasaude deseja a todos um excelente Natal e próspero Ano Novo. Que 2013 traga muitas alegrias, realizações e, o mais importante SAÚDE. Fique sempre ligado em nosso site para mais dicas e informações sobre saúde, bem estar, nutrição e beleza.

E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Fonte: criasaude.com.br

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